segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Muffins de geléia, geléia de morango diferente...


Bom dia!

É com muito prazer que apresento à vocês esse meu cantinho. Sou estudante de Nutrição, já formada em Personal Diet.
Tenho uma outra página na internet aqui. Ela começou com uma vontade minha de discutir certos assuntos que acabam sendo esquecidos pelas pessoas, voltados à alimentação e o ser humano como um todo. Lá você pode encontrar receitas, informações nutricionais, entrevistas com profissionais da saúde, textos com temas específicos (fisolofia chinesa e medicina tradicional chinesa, entendendo o ciclo da vida), e outros. Enfim, pensamentos meus que eu senti a necessidade de compartilhar!
Gosto muito produtos integrais, alimentos orgânicos, receitas naturais e de livros de culinária e alimentação.
Mas ultimamente também tenho me interessado muito por- como eu posso dizer- algumas 'gordices' que fazem qualquer pessoa feliz.
Deixe eu me explicar melhor. Quero ser uma profissional diferente. Não quero proibir, eu quero educar. As pessoas hoje acham que uma boa nutricionista é só aquela que receita todos os ingredientes light, diet, adoçantes e afins, e eu não concordo com isso. Vamos procurar a nossa reeducação alimentar. Claro, todos no fundo sabem o que devem fazer para ter uma vida saudável, sabem dos bons hábitos que devem cultivar para ter uma qualidade de vida, e que a grande responsabilidade disso tudo está na alimentação. Mas não precisamos nos privar de certos momentos, basta tudo estar em equilibrio.
Se por acaso vocês não conseguirem entender essa minha explicação, pensem dessa forma, então: é um blog de uma quase nutricionista que ama cozinhar DE TUDO, seja gordo ou magro.
Aí ficamos com esse acordo: no outro blog, vocês encontrarão a parte nutricional propriamente dita e aqui teremos outros assuntos como festinhas de crianças, lembrancinhas, cupcakes, muffins, dicas de decorações feitas em casa... E quem sabe, futuramente, ela não se torna uma marca registrada!

Leela (pronuncia: Lila). Uma longa história, que não vem ao caso.

Agora, para começar, trago aqui duas receitas que já foram publicadas no outro blog, mas que se encaixam melhor aqui.

Muffins mesclados com geléia, receita original aqui

-2/3 xícara (133g) de açúcar refinado
-2 xícaras (280g) de farinha de trigo
-2 colheres (chá) de fermento em pó
-¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
-¼ colher (chá) de sal
-¾ xícara de iogurte natural
-2 ovos grandes
-2 colheres (chá) de extrato de baunilha
-½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
-2/3 xícara de geléia da sua preferência- Eu mistutei as que eu tinha (morango, framboesa e frutas vermelhas)


Fiz do jeitinho que a Patricia escreveu:
Pré-aqueça o forno a 200°C; unte com manteiga ou cooking spray uma forma de muffins com 12 cavidades.
Numa tigela grande, peneire a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Junte o açúcar e misture.
Numa jarrinha medidora de vidro ou tigela pequena misture bem o iogurte, os ovos, a baunilha e a manteiga derretida. Despeje sobre os ingredientes secos e misture levemente com um garfo – não misture demais; a massa de muffin não é homogênea como a massa de um bolo e se misturada em excesso os muffins ficarão duros. Junte a geléia e misture ligeiramente, para não perder o efeito marmorizado. Divida a massa entre as forminhas preparadas.
Asse por 18-20 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar nas formas por 5 minutos e então desenforme cuidadosamente. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.


Geléia de morango, gengibre e baunilha

-600g de morangos limpos
-1 xícara de açúcar cristal
 -1 colher (sopa) de essência de baunilha
 -1 colher (chá) de gengibre picado
 -suco de 1/2 limão

Preparo
Em uma panela coloque todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo, mexendo bem, até chegar na consistência de geleia.

Olha só como fica lindinho para presente:




O natal está chegando pessoal! Encomendas aqui 

Espero que tenham gostado. Acompanhem sempre. Em breve teremos twitter e e-mail próprio!

Deixe o seu comentário. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Cá...
    Cada coisa gostossa... é vc mesmo que faz?? kkk
    brincadeiras!!
    Amiga muito boas essas receitas assim que minha sogra chegar vamos tentar fazer juntas.. e depois te conto como que ficou!!!
    Saudadessss....
    Amo vc!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Claro que sou eu! hahaha
    É bem fácil.... Vou fazer o Cupcake de Nutella e coloco a receita aqui. Vc vai amar!

    Saudade tb =)

    Beijos

    ResponderExcluir